Escola de Futebol do Náutico - CT Wilson Campos
Escola de Futebol do Náutico - CT Wilson Campos
NOTÍCIAS

Novos Uniformes Escola do Náutico

Lançamos os Novos Uniformes da Escola do Náutico, agora da Marca N - a marca Oficial do Clube Náutico Capibaribe.

Confira as fotos clicando aqui!

Sub 17 do Náutico é Campeão Pernambucano 2018

O Náutico é campeão estadual do sub-17! Com o melhor ataque, defesa e campanha, além do artilheiro do campeonato, após empate no tempo normal, o Timbu venceu o Sport nos pênaltis, por 5x4. #AquiéNáutico Por: @nauticope

Sub 13 encerra participação no Recife Bom de Bola

Ontem (04) encerramos nossa participação no Recife Bom de Bola Sub 13. Perdemos nas oitavas para o Grêmio UR 7 nos pênaltis depois de 0x0. Em nome da coordenação da Escola de Futebol, viemos parabenizar nossos atletas pelo empenho e comprometimento. A vitória não veio, mas saímos mais fortes com o aprendizado de ontem e reafirmamos nosso desejo de darmos as melhores condições para esses futuros craques timbus!

Sub 13 da Escola do Náutico vence na Copa dos Campeões

No último domingo (22/10) pela Copa dos Campeões no campo do Retro, a equipe do CT Náutico Sub13 vence por 1 x 0 a equipe do C.City de Caruaru.
A equipe segue lutando pela classificação da competição.

Sub 12 da Escola do Náutico 2x0 Lagoa de Itaenga na Copa do Nordeste, em Carpina

Na última quarta-feira (11/10) a equipe do CT Náutico Sub12 estreiou com uma grande vitória na COPA NORDESTE 2018 - SUB12, que está sendo realizado na Cidade de Lagoa de Itaenga-PE.

O CT Náutico balançou as redes duas vezes , com Eduardinho (1) e Kadu (1) ,a equipe de Lagoa de Itaenga com seu forte futebol não conseguiu marcar.

CT Náutico Sub12 2 x 0 Lagoa de Itaenga

Avante CT Náutico


Escola do Náutico estreia no Campeonato Recife Bom de Bola

A equipe do CT Náutico Sub13 estreia no Campeonato Recife Bom de Bola com goleada.
O CT Náutico goleou por 7 x 0 a equipe de FC União em jogo realizado no Campo do União no bairro da Macaxeira - PÉ.
A equipe segue forte na competição


Em 2018, Náutico bate recorde de uso de jogadores da base dos últimos dez anos

Timbu utilizou 15 jogadores formados no próprio clube no time titular nesta temporada


Por Lucas Liausu/Globo Esporte Recife
Foto Rafael Vieira @rafaelvieiralima

O ano de 2018 foi diferente para o Náutico. Depois de 13 anos, conquistou o Campeonato Pernambucano e saiu da fila. Fora de campo, a diretoria conseguiu conduzir toda a temporada sem nenhuma reclamação de salários atrasados. E para completar, o Timbu utilizou bem os jogadores das categorias de base. O GloboEsporte.com fez um levantamento pegando os últimos 10 anos (de 2009 para cá) e constatou que esta temporada foi a que mais teve atletas da base (veja a lista abaixo). A conta não é apenas para aqueles garotos que compoem o grupo e sim para os que entraram em campo efetivamente.

Ao todo, o Náutico utilizou 15 jogadores formados nas categorias de base do clube nesta temporada. Alguns tiveram grande destaque, como o goleiro Bruno, o volante Luiz Henrique e o atacante Robinho, que acabaram a Série C do Campeonato Brasileiro como titulares absolutos da equipe.

A maior utilização foi no início do ano, quando o Timbu se dividiu entre muitas competições e colocou os garotos da base para jogarem bastante no Campeonato Pernambucano. Nomes como Willian Gaúcho, Richard, Samuel, Felipinho, Christiano Xuxa e Rogerinho, por exemplo, apareceram no estadual, mas perderam espaço na Série C.

O número desta temporada foi muito próximo do utilizado no ano passado, quando 14 atletas da base fizeram parte do elenco. O grande destaque foi o atacante Erick, que foi vendido para o Braga, de Portugal, no início do ano. O goleiro Bruno e o volante Luiz Henrique, por exemplo, fizeram uma partida no ano passado pelo Timbu. Em 2014, o Náutico teve 12 jogadores da base no elenco profissional e o grande destaque ficou por conta de Marcos Vinícius.

O pior número foi em 2012. Mesmo com o ano bom - com uma manutenção tranquila na Série A -, apenas sete jogadores formados no clube estiveram no elenco profissional. O grande nome daquela geração era Douglas Santos, que hoje defende o Hamburgo, da Alemanha.

2018 também é recordista de novidades

O ano de 2018 não foi o melhor para base apenas em números absolutos. Dos 15 atletas que jogaram no time principal nesta temporada, oito fizeram isso pela primeira vez. Os zagueiros Samuel e Richard, o lateral-esquerdo Kevyn, os volantes, Willian Gaúcho e Christiano Xuxa, o meia Felipinho e os atacantes Robinho e Tharcysio foram os debutantes.

 

Náutico tem sucesso com a base e valoriza goleiros Pernambucano

O Náutico tem apostado nas categorias de base do clube. Este ano, por exemplo, metade do elenco que conquistou o título do Campeonato Pernambucano era formado por atletas que surgiram nas divisões inferiores alvirrubra. Os jovens que cavaram espaço foram o goleiro Bruno, o zagueiro Rafael Ribeiro, o lateral-esquerdo Kevyn, o meia Luiz Henrique e o atacante Robinho, artilheiro do Timbu na Série C.

O que chama a atenção é a safra atual de goleiros que despontaram na base do Náutico. Antes de Bruno assumir a camisa 1, o posto era ocupado por Jefferson, emprestado no fim de março deste ano para o Atlético/GO até o final de 2018. Ele acabou 2017 como titular e permaneceu entrando de frente no início desta temporada, mas ficou fora por pouco mais de um mês por conta de uma lesão na coxa e perdeu espaço para Bruno.

Jefferson disputou 31 jogos com a camisa do Náutico, sendo 25 no ano passado (23 na Série B 2017) e apenas seis em 2018. Pelo Atlético/GO, o goleiro esteve em campo em 14 oportunidades, mas não é titular. Cria da base do Timbu, o arqueiro, de 25 anos de idade, tem contrato até o final de 2019 com o clube alvirrubro. Ele chegou ao CT Wilson Campos em 2013 e a primeira chance no profissional surgiu em alguns jogos do Campeonato Pernambucano daquele ano, sob o comando do técnico Alexandre Gallo. Antes disso, o atleta passou pelas categorias inferiores do Porto.

Já Bruno, de 24 anos de idade, atuou apenas cinco meses nas categorias de base do Timba até ser promovido ao elenco profissional em 2014. Mas, por outro lado, teve que esperar três anos para ganhar uma primeira chance no time principal. Na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado, ele substituiu Jefferson, que já estava de férias na ocasião. Nesta temporada, o prata da casa escreveu seu nome na história do clube como titular absoluto na campanha do título pernambucano. Até aqui, o goleiro jogou 38 partidas em 2018 e renovou o seu contrato até o final de 2020.

Curiosidade

Desde Rodolpho, em 2006, nenhum goleiro prata da casa havia iniciado uma temporada como titular. O jejum foi quebrado em 2018 por Jefferson.

A lista dos jogadores da base do Náutico na temporada 2018

Goleiros: Bruno, Jefferson (emprestado para o Atlético/GO) e Sérgio (não jogou);
Zagueiros: Rafael Ribeiro, Samuel, Richard e Otávio (não jogou);
Lateral-esquerdo: Kevyn
Volantes: Willian Gaúcho, Christiano Xuxa, Cal Rodrigues, Niel (não jogou) e Rhaldney (não jogou);
Meias: Luiz Henrique e Felipinho
Atacantes: Robinho, Tharcysio (renovou contrato até o fim de 2020), Odilávio (emprestado para o Goiás/GO) e Rogerinho

Por: Daniel Lima/Fora de Campo
Foto: Léo Lemos/Comunicação Náutico

Escola de Futebol do Náutico - CT Wilson Campos
NEWSLETTER
LOCALIZAÇÃO
Receba nossas novidades em seu e-mail:

E-mail:

BR-101 Norte, Km 10 – Guabiraba. CEP: 52091-530. Recife - Pernambuco.

contato@escoladonautico.com.br | (81) 4101-5073